sexta-feira, 18 de junho de 2010

tonante


Descrição
Tonante, inicialmente chamada Ao Rei dos Violões Limitada, começou sua produção no dia 5 de abril de 1954 pelos irmãos portugueses Abel e Samuel Tonante que fabricavam os instrumentos de maneira artesanal, treze anos depois de mudarem-se para o Brasil. Tonante é uma das marcas de instrumentos musicais mais conhecidas no Brasil, juntamente com outras grandes marcas, como Di Giorgio, Tagima, Giannini e Dolphin.

Importância para a História da Música Brasileira
Tonante foi particularmente importante para a história musical no Brasil, pois, durante a ditadura militar em que houve um endurecimento quanto a restrições de importações, dessa forma a marca Tonante foi muito popular, quando os movimentos da Jovem Guarda ou Yê-Yê-Yê surgiram. Tonante foi uma das marcas que ajudaram a popularizar a música de cordas no Brasil.

Status
Embora, no início, a marca Tonante tenha sido atormentada pela má qualidade,a marca acabou atingindo um status de cult por causa de sua importância histórica. Guitarras Tonante chegam a ser vendidas por até R$170,00, apesar dos custos de produção serem mínimos. Os instrumentos Tonante são baratos e de qualidade baixa.

Primeiros modelos

Tonante Finder - uma mistura de algo entre Stratocaster e Jazzmaster.
vários cavaquinhos e violões (guitarrra clássica em portugal).

Modelos atuais

Tonante Erton - algo melhor que a Tonante Finder, cópia das Stratocaster.
Tonante Starlight - uma guitarra para heavy metal com um interessante sistema vibrola, sistema derivado da Floyd Rose e com três captadores single coil.
Tonante Les Paul - Uma cópia da Les Paul.
Diversos banjos, violões e cavaquinhos.
====

Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário